Meat Free Monday - Segunda sem carne.


Meat Free Monday ou segunda - feira sem carne, é um evento mundial.
É um meio de conscientização sobre os impactos causados pela produção de produtos de origem animal ao meio ambiente, sociedade e saúde.
Sou vegetariana desde os 14 anos. E acho esta campanha muito interessante, acho que é uma boa maneira de rever conceitos e prestar mais atenção na nossa saúde com uma alimentação saudável e também ao meio ambiente.
Estamos observando grandes mudanças no clima do planeta. São Paulo, neste momento passa por uma séria crise de abastecimento de água, decorrente de uma má administração pública e de uma estiagem histórica.
Estas mudanças ocorrem pelo grave desmatamento de nossas florestas. E boa porta deste desmatamento é proveniente da pecuária.
Acho que vale a reflexão e para dar uma forcinha, achei duas receitas deliciosas pra testar e começar a segunda sem carne.
Espero que gostem.

Fonte: Segunda sem carne

Receita: Cozinha Fácil

Risoto de tomate, tomilho e alho doce

 
Ingredientes:
 
 
- 2 xíc. (café) cheias de arroz arbóreo (a medida é de 1 xícara de café por pessoa, se quiser ampliar a receita base do risoto)
- 1 cebola média picada em cubos
- 2 dentes de alho amassados
- 1 cabeça de alho inteira
- Tomilho fresco a gosto (usei o equivalente a 2 colheres de sopa rasas de folhinhas da erva)
- 20 tomatinhos piccolo ou cereja cortados ao meio
- 1 taça de vinho branco
- Noz moscada e pimenta do reino a gosto
- 1 fio de azeite extra-virgem
- 2 tabletes de caldo de vegetais diluídos em 500 ml de água fervente

Preparo:

Coloque a cabeça de alho inteira para assar em forno médio (200ºC), até que os dentes fiquem tenros. Isso deve levar cerca de 30 minutos, mas é bom vigiar para não queimar, já que o alho queimado amarga. Depois de cozidos, os dentes adquirem um sabor adocicado. Retire-os da casca, com cuidado para permanecerem inteiros, e reserve.
Aqueça o azeite e refogue a cebola e os dois dentes de alho esmagados. Em seguida, acrescente os tomates e o tomilho. Mexa delicadamente e adicione o arroz. Misture tudo e despeje o vinho. Salpique noz moscada e pimenta do reino, e misture até quase secar. Depois, vá adicionando as conchas do caldo de legumes até que o arroz fique cozido. Adicione os dentes de alho assados, misture e deixe descansar por cerca de 2 minutos. Sirva quente. Se quiser, pode adicionar 3 colheres de sopa de queijo parmesão de boa qualidade juntamente com o alho doce.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da amizade ao amor! A história de amor de Tarisis e Leandro!

Monte Verde, um lugar que quero morar!

Como ter um lindo vaso com plantas em casa.